34 3831.5671
3831.3280
98857.7240

Treinamentos

Oferecemos treinamentos personalizados para cada empresa, considerando o seu ambiente ocupacional e os riscos específicos.

O empregador deve ficar atento! Não basta apenas realizar os exames de saúde ocupacional que constam no PCMSO (NR7) da empresa. Necessita, conforme o tipo de risco, submeter o trabalhador aos treinamentos previstos das respectivas normas.

  •  NR 05 - CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes):

Constitui-se de um grupo de funcionários da empresa que, eleitos por seus colegas e indicados pelo empregador, pelo tempo de 1 (um) ano , permitida uma reeleição, tem o dever de zelar pelo cumprimento das regras e normas de segurança do trabalho. Criação regulamentada pela Legislação Trabalhista: Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1976, regida pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, e NR-5 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho.

Obrigatória em empresas que possuem 20 colaboradores.

Em empresas de micro ou pequeno porte (até 20 funcionários): são obrigadas a promover o treinamento de um funcionário para atender aos dispositivos especificados na Norma.Deveres da CIPA:1.   Elaborar o mapa de risco, com a participação dos trabalhadores e assessoria do SESMT.

Deveres da CIPA:

1.   Elaborar o mapa de risco, com a participação dos trabalhadores e assessoria do SESMT.
2.   Realizar anualmente a SIPAT, conforme a NR-5, em seu item “5.16”, alínea “o”.
3.   Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS, conforme a Norma Regulamentadora (NR-5), em seu item “5.16”, alínea “p”.

 Nosso foco é a orientação quanto ao processo eleitoral e treinamento dos membros ou do funcionário indicado, quanto à atuação. Carga horária: 20 horas. 

 

  • NR 6 - EPI (Equipamentos de Proteção Individual):

Curso teórico e prático, com demonstração de alguns equipamentos, atendendo ao disposto da NR 06. O objetivo é instruir sobre a utilização correta e a conservação/higienização dos equipamentos de proteção individual, com o intuito de prevenir a saúde e a integridade física do colaborador. Carga horária: 2 horas.

 

  • NR 7 - Primeiros Socorros:

Atender a NR-7 do MTE que prevê a obrigatoriedade do treinamento anual para os funcionários da empresa, a fim de capacitar e orientar quanto às técnicas básicas de primeiros socorros visando à segurança e atendimento de vítimas dentro do ambiente da empresa. Curso teórico e prático. Carga horária: 1 hora.

 

  •  NR 9 - Riscos Ambientais: conceito, classificação e medidas preventivas.

Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Segundo a Portaria 3.214/78, NR nº9, subítem 9.5.2: Os empregadores deverão informar aos trabalhadores, de maneira apropriada e suficiente, sobre os RISCOS AMBIENTAIS que possam originar-se nos locais de trabalho, e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos, protegendo-se dos mesmos. Carga horária: 1 hora.

 

  • NR 11 - Empilhadeira:

Capacitar os participantes a operar, de forma segura e eficiente, empilhadeiras, uniformizando procedimentos para inspeção, manutenção e conservação destes equipamentos, proporcionando maior produtividade e redução de custos, observando as normas técnicas de saúde e segurança, atendendo ao  disposto da NR 11 (11.1.5). Curso teórico e prático. Carga horária de 15 horas.

 

  • NR 17 - Ergonomia Ocupacional:

Este treinamento tem por objetivo capacitar os participantes na identificação dos riscos ergonômicos e de acidentes, identificação das possibilidades de melhorias, visando facilitar os trabalhos, evitar lesões, afastamentos dos colaboradores e aumentar a produtividade. Carga Horária: 4 a 8 horas. Conteúdo Programático:

- Ergonomia:Conceitos, Definições e Tipos. 
- Postos de Trabalho Adequados e Inadequados.
- NR-17: Ergonomia - Norma Regulamentadora.
- Iluminação, Ruído e Temperatura.
- LER/DORT - História, Conceitos e Definições, Evolução, Avaliação e Diagnósticos.
- Relação Trabalho/Patologias; Prevenção e Qualidade de Vida.
- Aplicação dos Conceitos da Biomecânica a Ergonomia, Orientação.
- Postura. Ginástica Laboral.

 

  •  NR 23 - Brigadista:

Cálculo e atestado de brigada. Treinamento composto por parte teórica e pratica, sendo a prática, composta de manuseio de extintores e maneabilidade com mangueiras “quando houver”, acompanhado de sucinto simulado de primeiros socorros. Carga horária: 12 horas.

 

  • NR 23 - Prevenção e Combate a Incêndios:

O presente curso, tem como finalidade propiciar aos participantes conhecimentos de prevenção e extinção de princípios de incêndio e da correta utilização de Extintores, Hidrantes e outros, baseado na NR 23. Curso teórico e prático. Carga horária: 2 horas. Conteúdo Programático:

- Teoria do Fogo. 
- Propagação do Fogo.
- Classes de Incêndio.
- Prevenção de Incêndio.
- Métodos de Extinção.
- Métodos de Prevenção.
- Agentes Extintores.
- Equipamentos de Combate a Incêndio. 

 

  • NR 31 - CIPATR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural):

 A CIPATR tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho rural, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida do trabalhador.

O empregador rural ou equiparado que mantenha 20 ou mais empregados, contratados por prazo indeterminado, fica obrigado a manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPATR.

Nos estabelecimentos com número de 11 a 19 empregados, nos períodos de safra ou de elevada concentração de empregados por prazo determinado, a assistência em matéria de segurança e saúde no trabalho será garantida pelo empregador diretamente ou através de preposto ou de profissional por ele contratado, conforme previsto nos subitens 31.6.6 e 31.6.6.1 desta Norma Regulamentadora.

A CIPATR será composta por representantes indicados pelo empregador e representantes eleitos pelos empregados de forma paritária. O mandato dos membros terá duração de dois anos, permitida uma recondução. 

O treinamento terá carga horária mínima de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e será realizado durante o expediente normal, abordando os principais riscos a que estão expostos os trabalhadores em cada atividade que desenvolver.

 

  • NR 33 - Espaço Confinado:

O treinamento proposto atende o disposto da NR 33 e visa capacitar os profissionais da área à prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção em espaços confinados, de acordo com a NBR 14787 que estabelece os requisitos mínimos para proteção dos trabalhadores e do local de trabalho contra os riscos de entrada em espaços confinados. Curso Teórico e Prático com validade de 1 ano. Carga horária: Entrante – 20 horas, Supervisor - 40 horas.

 

  • NR 35 - Trabalho em Altura:

Capacitar o trabalhador sobre as medidas de segurança para o trabalho em altura, estabelecendo os requisitos e condições mínimas, afim de prevenir a ocorrência de acidentes na execução de serviços acima de 02 metros de altura, onde haja risco de queda, tais como: limpeza e/ou manutenções em telhados, colunas, reservatórios, pipe-racks, lajes, passarelas, plataformas elevatórias, andaimes, pontes rolantes, uso de balancins, cadeiras suspensas, entre outros. Segue as regulamentações contidas na NR 18 e NR 35. Curso teórico e prático. Carga horária de 8 horas.

 

  • RAC´s (Requisitos de Atividades Críticas):

Para garantir a conformidade com os padrões de Saúde e Segurança Vale, desenvolver a percepção de riscos e aumentar a capacidade de antecipar e prevenir acidentes, a Vale estabeleceu requisitos por intermédio da instrução INS-0021 para RAC – Requisitos de Atividades Críticas.

Aplica-se a todos os empregados terceirizados e empresas controladas pela Vale, que, de acordo com os acionistas, definem como responsabilidade da mesma a Gestão da Saúde e Segurança, no Brasil e no exterior, respeitando a legislação local. Treinamentos:

– RAC 01: Trabalho em Altura.
– RAC 02: Direção Preventiva.
– RAC 03: Equipamentos Móveis.
– RAC 04: Bloqueio e Etiquetagem.
– RAC 05: Içamento de Carga.
– RAC 06: Espaço Confinado.
– RAC 07: Operação / Proteção de Maquinas.
– RAC 08: Prevenção de Riscos: Estabilidade de Solo.
– RAC 09: Prevenção de Riscos em Explosivos.
– RAC 10: Serviços com Eletricidade.
– RAC 11: Prevenção de Riscos nosTrabalhos com Metais Líquidos.