34 3831.5671
3831.3280
98857.7240

Motivos para sua empresa investir na Saúde do Trabalhador

O zelo pela saúde do trabalhador não deve ser visto como um gasto a mais para a empresa, e sim como um investimento cujo retorno é garantido. Oferecer plano de saúde e odontológico, incluir ginástica laboral e palestras na rotina da empresa, orientar para que seus funcionários tenham uma boa alimentação, entre outras coisas, pode ser um grande diferencial.

Ao dar segurança para os seus colaboradores, automaticamente eles se sentem mais confiantes e começam a trabalhar com mais empenho em suas atividades. Entre os inúmeros motivos que existem, selecionamos 4 deles para mostrarmos a você como é importante investir na saúde do trabalhador para benefício dos funcionários e também da empresa.

 

1. ASSEGURA OS DIREITOS E DEVERES DA EMPRESA

Toda empresa precisa ter uma equipe de segurança e medicina do trabalho, seja ela interna ou externa (terceirizada). O empregador deve seguir as regras impostas, principalmente para prevenir acidentes, evitando ações trabalhistas, por exemplo.

É dever do empresário fornecer todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários e também vistoriar para que os empregados façam uso deles. Isso também faz com que a empresa seja bem-vista pelas pessoas que estão de fora e querida pelos funcionários, que se sentem protegidos.

 

2. EVITA DESPERDÍCIOS FINANCEIROS

Mesmo que, a princípio, esse investimento possa ser grande, ele evita desperdícios financeiros posteriores, como gasto com honorário de advogados (no caso de uma ação trabalhista), pagamento de funcionários doentes, produtividade reduzida, tempo perdido, entre outras coisas.

Acaba sendo bem mais rentável para a empresa, em todos os sentidos, investir na prevenção de doenças/acidentes e na saúde do trabalhador do que gastar seus recursos para a recuperação do funcionário e para manter a empresa funcionando corretamente enquanto ele estiver ausente.

 

3. MELHORA A PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS

Uma pessoa saudável tem maiores chances de se sentir feliz em todos os aspectos, inclusive no profissional. Portanto, garantir a saúde do trabalhador (e até mesmo da sua família) melhora significativamente a produtividade do funcionário, que passa a valorizar mais seu emprego e a participar melhor das atividades para as quais é destinado.

Uma forma de garantir o bem-estar e satisfação dos colaboradores é oferecer benefícios durante o horário de trabalho, como a ginástica laboral, que evita lesões por esforços repetitivos e até mesmo descontrai o ambiente, promovendo a interação e diversão de todos os funcionários.

Oferecer palestras de orientação contra doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, alcoolismo, dengue, drogas, entre outras, também é uma ótima alterativa para quebrar a monotonia de um dia de trabalho normal e, mais importante, trazer informações relevantes para os funcionários.

 

4. POSSIBILITA A DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA DA EMPRESA

A alimentação também é um fator muito importante para a boa saúde do trabalhador. Fornecer ticket alimentação, cesta básica, uma sala para que as pessoas façam uma refeição tranquilamente, e até mesmo o serviço de um nutricionista, garante um funcionário mais forte e disposto a trabalhar.

Se a empresa for inscrita no PAT — Programa de Alimentação do Trabalhador — o valor investido pode ser deduzido no Imposto de Renda, sendo um negócio vantajoso para todos: governo, funcionários e até mesmo para a empresa, que ganha em vários sentidos.

 

Todos esses motivos podem ser resumidos em um só: investir na saúde do trabalhador é investir no bem maior da empresa, nas pessoas que se esforçam todos os dias para que tudo funcione corretamente e que merecem o respeito e a admiração da instituição para a qual trabalham.