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Gamificação no Ambiente Corporativo

Quando o negócio da empresa busca inovação e melhores resultados, é preciso que ela vivencie essa cultura todos os dias. Nenhuma estratégia influencia mais o comportamento do público, funcionários e clientes do que a “Gamificação”, conceito que está conquistando adeptos no mundo todo.

Gamificação é o termo adotado em português (do original Gamification) que consiste no uso de técnicas e mecânicas de jogos para resolver problemas práticos ou despertar engajamento de um público específico. Existem diversas teorias didáticas e comportamentais por trás dessa disciplina, como a teoria da diversão e a recompensa positiva. Na prática, é pensar como um ambiente de jogo pode criar soluções de maneira inovadora, motivadora e divertida.

Os processos e aplicações que empregam essa solução têm o objetivo de incentivar as pessoas a adotá-los ou modificar a maneira como são usados. Cada vez mais comum, a gamificação têm sido aplicada por empresas e instituições de diversas áreas como ferramentas melhoradas em relação às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a envolver pessoas em processos seletivos e metas de produção, a familiarizarem-se com novas tecnologias, agilizar seus processos de aprendizado ou treinamento, desenvolver suas competências e tornar mais agradáveis tarefas consideradas tediosas ou demasiadamente repetitivas.

 

5 razões pelas quais você não pode ignorar a Gamificação

1. Gamificação permite que seus funcionários meçam ativamente seu desempenho 

Essas avaliações anuais temidas: Todo mundo tem que fazê-las, mas não seria bom dar a seus funcionários acesso a feedbacks em tempo real sempre que eles precisem? A grande oportunidade com gamificação é que há causa e efeito imediato. Se você fizer um movimento errado em um jogo, você é corrigido no momento que ele acontece. Se você faz um movimento estrategicamente inteligente, você recebe um reforço positivo imediato.

Gamificação dá o poder do feedback para o funcionário e acelera o conhecimento. Isso é bom para a empresa, pois cria uma forma mais eficiente e atraente para monitorar o progresso do funcionário. Além disso, promove a transparência sobre como o desempenho é medido e em que ponto o trabalhador está realmente.

2. Gamificação Melhora o Conhecimento 

Não é nenhum segredo que a maioria de nós começou a jogar jogos em uma idade jovem. De fato, nossos cérebros são desenvolvidos para o jogo. Não faz sentido para nós usarmos os mesmos tipos de técnicas em nosso ambiente de treinamento hoje? Como todos sabemos, a retenção do conhecimento é uma parte importante da vida diária de qualquer empregado. Treinamento e promoção não são apenas importantes para o empregado, são essenciais para o crescimento da empresa. Especialista do setor e autor Jeanne Meister afirma que jogos interativos de aprendizagem podem aumentar as taxas de retenção a longo prazo em até 10 vezes. Essa é uma estatística muito poderosa quando você começar a falar sobre a retenção do conhecimento.

3. Gamificação Melhora a Sensação de Conquistas para Todos os Membros

A cada ano, as empresas gastam milhares de dólares enviando funcionários para seminários, aulas, sessões de treinamento – a lista é interminável. Você pode saber, por experiência própria que, uma das vantagens da aprendizagem é exibir nossas conquistas através de certificados em nossas mesas, letras atrás de nossos nomes e destaques em nossas páginas do LinkedIn. Gostamos de competir, de ganhar, de receber validação. No local de trabalho, as pessoas são automaticamente avaliados por seu conhecimento, realizações e reputações globais. Permitindo que seus funcionários se tornarem mestres de seus negócios e criando uma comunidade que reconhece abertamente suas conquistas não só irá crescer a sua equipe, ele irá crescer o seu resultado final.

4. Gamificação Cria Níveis Inigualáveis de Envolvimento

Funcionários anseiam por interação social no ambiente de trabalho. Nós amamos nossos amigos, almoço e equipes de bola, e podemos até mesmo ir para o evento de dinâmica de grupo no campo de golfe local. As pessoas gostam de sentir que pertencem, que são importantes, e que elas são mais do que engrenagens da grande máquina corporativa. Gamificação cria um mundo virtual onde você pode ser produtivo e ainda se divertir. Isso é bom para o seu negócio porque promove a inovação, produtividade e diversão, o que, inevitavelmente, melhorar o ambiente de trabalho. Estudos têm mostrado que pessoas mais felizes significam uma maior receita.

5. Gamificação Reforça Aprendizagem e Desenvolvimento 

Não é de estranhar que muitas empresas estão adotando gamificação a fim de incentivar a inovação entre seus funcionários. Em 2011, 40.000 pessoas trabalharam pora apenas 10 dias para resolver o segredo de uma proteína-chave que os cientistas acreditam que pode levar a uma cura para a AIDS. Pesquisadores estavam trabalhando no problema há 15 anos sem solução. Como as pessoas fizeram isso? Conseguiram ao jogar um jogo de crowd-sourcing chamado Foldit, que foi desenvolvido pela Universidade de Washington. Não precisa ser dito que esta descoberta é algo muito importante! Enquanto você pode não estar à procura de uma cura para uma doença mortal, a criando e promovendo inovação dentro da sua empresa é absolutamente essencial no mercado de hoje. Reforçando aprendizagem e desenvolvimento dentro de sua equipe você não só promove um ambiente de trabalho produtivo, como também cria oportunidades de expansão e segurança de emprego para os funcionários no futuro.